quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Inscrições para a 2ª Conferência do Desenvolvimento (Code/Ipea)



Conferência do Desenvolvimento, em Brasília, terá mesas de debate e grandes painéis.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada abriu inscrições para a 2ª Conferência do Desenvolvimento (Code/Ipea). O espaço de debate sobre os rumos do Brasil será no canteiro central da Esplanada dos Ministérios, ao lado do Museu da República, entre os dias 23 e 25 de novembro, das 8h30 às 18h30. Qualquer pessoa pode se inscrever nas atividades, que vão desde mesas de debate até grandes painéis sobre temas cruciais ao desenvolvimento nacional – com a presença de diversas autoridades –, além da exibição de vídeos e lançamento de livros.

Os interessados podem se inscrever agora. Basta acessar e preencher o formulário de participação para garantir presença no evento que, em sua edição de 2010, atraiu mais de 8 mil pessoas. As atividades estão relacionadas aos eixos do desenvolvimento definidos pelo Instituto: inserção internacional soberana; macroeconomia para o desenvolvimento; fortalecimento do Estado, das instituições e da democracia; estrutura tecnoprodutiva integrada e regionalmente articulada; infraestrutura econômica, social e urbana; proteção social, garantia de direitos e geração de oportunidades; e sustentabilidade ambiental.


A conferência será estruturada nos seguintes tipos de atividades:

- Painéis: grandes seminários em que são convidadas autoridades nacionais para exposição e debate sobre um tema vinculado ao eixos do desenvolvimento estabelecidos pelo Ipea.

- Mesas: apresentações em salas menores, realizadas por especialistas em determinada temática vinculada ao processo de desenvolvimento nacional. Ao final de cada palestra, haverá tempo destinado a perguntas e respostas.

- Oficinas de trabalho: exclusivas para especialistas em determinada temática vinculada ao processo de desenvolvimento nacional, para promover um debate mais direto e com metodologia estabelecida.

- Eixos do desenvolvimento: espaço destinado à apresentação de estudos, relatórios, livros, vídeos e ferramentas de pesquisas publicados/utilizados pelo Ipea.

O objetivo da 2ª Code é criar um espaço nacional de debates, no coração do Brasil (Brasília), sobre o desenvolvimento, com base na produção aplicada do Ipea, mas fazê-lo de forma aberta a estudantes, profissionais, agentes públicos, estudiosos, pesquisadores, especialistas, professores, legisladores, entre outros. Acesse o formulário de inscrições e garanta sua participação, pois as vagas em cada atividade são limitadas.

 Saudações Afro Socialista 
MARIA CRISTINA ROCHA
Coordenadora da Negritude Socialista do Distrito Federal  - PSB –NSB/DF  
 Celulares: (61) 9634-8983  /  8592-6292 / 8175-8222 / 9345-3637
e-mail-alternativo nsbpsb@gmail.com
http://nsbpsb-df.blogspot.com

Consulta Pública das Metas do Plano Nacional de Cultura


Prezado (a) Senhor (a),

Tenho o prazer de convidá-lo (a) para participar de importante etapa do processo de implementação do Plano Nacional de Cultura: a Consulta Pública das Metas do PNC, que ocorre do dia 21 de setembro a 20 de outubro de 2011.

O PNC, instituído pela Lei nº 12.343 de 02 de dezembro de 2010, consiste em um conjunto de diretrizes, estratégias e ações que devem nortear as políticas públicas da área da cultura até 2020. Construído com ampla participação social, o plano busca promover a diversidade cultural brasileira em todas as suas expressões.

Para sua efetivação, a Lei que o institui diz que deverão ser elaboradas as metas para a consecução das ações presentes no Plano. As metas, então, definem o cenário que se deseja para a cultura em 2020, baseado nos anseios da sociedade, expressos no Plano, por meio de 275 ações.

A consulta estará aberta até dia 20 de outubro, por meio do portal pnc.culturadigital.br, para receber contribuições da sociedade civil e de gestores públicos sobre as metas que nortearão as políticas públicas na área cultural até 2020. Esta oportunidade de participação social reafirma o compromisso do MinC com processos democráticos, colaborativos, participativos e abertos de formulação de políticas culturais. Sua participação será essencial para o enriquecimento das discussões e consolidação das metas que nortearão as políticas culturais para os próximos 10 anos.

Contamos com sua colaboração neste processo de participação social na construção das políticas culturais.


Atenciosamente,
ANA DE HOLLANDA
Ministra de Estado da Cultura

Saudações Afro Socialista
MARIA CRISTINA ROCHA
Coordenadora da Negritude Socialista do Distrito Federal  - PSB –NSB/DF  
 Celulares: (61) 9634-8983  /  8592-6292 / 8175-8222 / 9345-3637
e-mail-alternativo: nsbpsb@gmail.com
http://nsbpsb-df.blogspot.com