quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

RELEASE FÓRUN SOCIAL – PORTO ALEGRE – RS (24/01/2012 a 29/01/2012)

A NSB – Negritude Socialista Brasileira como Segmento Organizado do PSB - Partido Socialista Brasileiro que visa reunir toda a militância socialista em torno da temática da superação e combate ao racismo e de promoção da tolerância e igualdade étnica, marcou presença no FST – Fórum Social Temático 2012.

Entendemos que em geral, a política tem sido considerada como o universo dos homens livres, detentores dos direitos e deveres que os qualificam como cidadãos. Todavia, antes que os homens conquistassem a sua liberdade e a cidadania, houve um longo processo histórico – em muitos aspectos, ainda inacabado.


A compreensão dos homens–cidadãos atuais e, mesmo, das limitações impostas à enorme parcela da população, excluída econômica e socialmente, exige o retorno às origens históricas. Do contrário, corre-se o risco de naturalizar diferenças sociais abissais e de desconsiderar a atividade política dos homens e mulheres não-livres e colocados à margem da sociedade e do Estado. Por isso, entendemos ser de extrema relevância a participação da NSB em um evento que traz como bandeira a busca por justiça social.

A NSB Nacional esteve presente nas oficinas:
MPS debateu o tema: A Sustentabilidade Urbana, onde a painelista da oficina, Leny Toniolo, apresentou as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável promovidas em Curitiba, onde comanda a Secretaria de Meio Ambiente. No debate que se seguiu à explanação de Leny Toniolo, os participantes destacaram a necessidade de se aprofundar o tema com os pré-candidatos a vereador e a prefeito, além de se fortalecer a participação da sociedade civil no planejamento das cidades, do acompanhamento pela população dos gastos públicos e da criação de alternativas ao transporte rodoviário.

JSB debateu o tema: Políticas de Segurança no Trânsito: Trânsito e Juventude, onde o deputado estadual Miki Breier, juntamente com o vice-governador Beto Grill, debateram no painel promovido pela Juventude Socialista Brasileira do RS no Acampamento Internacional da Juventude. Miki Breier ressaltou a necessidade de uma nova postura de todos os atores que compõem a realidade do dia-a-dia no trânsito. “É necessário que cada um colabore para que ocorra a mudança de atitude necessária. Nesse cenário, a juventude tem um grande papel a desempenhar e deve assumir o seu posto como formador de opinião”, pontuou. Já o vice-governador Beto Grill falou sobre a iniciativa da criação do órgão e apresentou os números das operações Balada Segura e Viagem Segura: em 2011, houve uma redução de 11% no número de vítimas fatais no trânsito. Ele chamou atenção para os dados relacionados às motocicletas, opção de boa parte dos jovens.

debateu o tema: A crise internacional e as mulheres, onde duas grandes vozes ecoaram na luta pelo empoderamento das mulheres no país durante a oficina. Luiza Erundina, deputada federal do PSB - SP e Kátia Born, secretária de mulher do Estado de Alagoas, abordaram as origens da crise econômica mundial, contextualizaram historicamente e sugeriram possíveis soluções por meio da participação política efetiva das mulheres. Para a deputada Erundina, o entendimento da crise é fundamental para a superação desta. "É preciso desmascarar o discurso daqueles que querem minimizar os efeitos da crise fincados no coração do sistema econômico neo liberal". Ela ressaltou a necessidade de que a parceria dos homens é de fundamental importância na luta e clamou para que todos se unam para aprofundar a reflexão com uma perspectiva de um novo projeto de vida para a humanidade. Fez uma consideração de que essa é uma das mais graves crises da era do capitalismo, mas que também é o momento de um novo tempo.


A FJM trouxe para oficina o tema: A mídia e a conjuntura nacional/internacional, onde a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) e o vice-presidente nacional do PSB, o cientista político Roberto Amaral, foram os painelistas da atividade que abordou diferentes enfoques da mídia no Brasil e no mundo. Para Roberto Amaral, a grande mídia presta um desserviço à população à medida que constrói um discurso – absorvido e reproduzido pela classe média – de que a política é a culpada pelos problemas do País. “A grande mídia serve aos interesses das elites econômicas, defendendo os interesses internacionais do grande capital”, afirmou. Luiza Erundina, que lidera na Câmara dos Deputados ao debater sobre a democratização dos meios de comunicação, destacou a importância de a população discutir o conteúdo do que é reproduzido pelas emissoras de rádio e TV. A painelista encerrou sua fala conclamando os socialistas protagonizarem o debate sobre a democratização dos meios de comunicação. “Os partidos políticos de esquerda ainda não se deram conta da importância estratégica deste debate. Teremos que ser nós, os socialistas, a realizarmos este processo de transformação”, afirmou.

Prestigiando as oficinas estavam os membros da NSB Nacional, representados pela Secretária Nacional, deputada estadual Cristina Almeida - AP, Secretária Geral Valneide Nascimento dos Santos  - ES, Primeiro Secretário Jose Maria da Silva - Jomasi - CE, Secretario Executivo Professor e Mestre Domingos Barbosa - Dumas -GO, Secretário Institucional de Relações Institucionais Luiz de Jesus – SP, além de dirigentes estaduais e militantes socialistas.


A NSB Nacional também participou das oficinas com a temática étnico-racial que aconteceram no Largo Zumbi contribuindo com sua fala, fazendo intervenções e propondo um diálogo na construção de uma sociedade justa, criando oportunidade de igualdade para todos. Entre estas oficinas destacamos:
- Seminário Internacional de Reparação
- As Políticas de Ações Afirmativas como Enfrentamento do Racismo no Ambiente Escolar e Acadêmico
- Juventude Negra em Situação de Vulnerabilidade Social
- Balanço e Perspectiva da Luta Quilombola no Brasil
- A Copa, os megaprojetos e os direitos dos explorados e oprimidos: a situação indígena, negra, quilombola e popular no Brasil e Porto Alegre
- Ações Afirmativas: a questão racial, o acesso e a permanência nas Universidades
- A crise capitalista, o movimento negro e o combate ao racismo ambiental
- O Movimento Negro rumo a Cúpula dos Povos na Rio+20

Nenhum comentário:

Postar um comentário