sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Governo cria grupo de trabalho voltado à comunidade negra capixaba


Na manhã desta quinta-feira (24), representantes do Movimento Negro do Espírito Santo foram recebidos pelo governador Renato Casagrande (PSB) e secretários. Eles solicitaram que o governo defina políticas de promoção da igualdade racial no Estado.

 Os militantes buscam a implantação de ações afirmativas voltadas à educação, saúde e segurança pública. Para que as reivindicações sejam atendidas, o Governo criou um grupo de trabalho que vai contar com os secretários Robson Leite (Secretário de Governo), Rodrigo Coelho (Ação Social) e Luiz Carlos Cicilioti (Casa Civil), além de nove representantes de diversas categorias do movimento negro capixaba.

 De acordo com Luiz Inácio, coordenador do Fórum Estadual de Juventude Negra (Fejunes), o encontro representa o inicio de um dialogo positivo, mas não é o suficiente. “Avaliamos bem essa primeira conversa, mas queremos muito mais do que isso. O Governo precisa apontar iniciativas concretas de promoção da igualdade racial. Não podemos mais admitir a exclusão deste segmento no estado”.

 Para o governador, o grupo de trabalho vai aperfeiçoar as políticas públicas voltadas ao povo negro capixaba. “Temos diversas políticas públicas em andamento, que correspondem às reivindicações dos movimentos negros, mas com a criação do grupo vamos aperfeiçoar a atuação do Estado”.

 O secretário Rodrigo Coelho destacou que as prioridades serão definidas pelos representantes do movimento negro. “Nós vamos conciliar as agendas de todos os representantes e esperamos começar as reuniões avaliando as pautas que o movimento trouxer. Eles vão definir o que é prioridade”. A previsão é que as reuniões comecem na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário