E quem Fica com a Batata Assando? O futuro das florestas brasileiras está nas mãos da presidente Dilma Rousseff. O Projeto de Lei aprovado na Câmara dos Deputados e que anistia o desmatamento depende do Veto da mesma.
Na ultima quarta feira, 25 de abril, a Câmara de Deputados reuniu-se para aprovar, ou não, o parecer do Código Florestal proposto pelo Deputado Paulo Piau (PMDB-MG), membro da bancada ruralista, que promove anistia a quem desmatou e incentiva novos desmatamentos. E para contribuir com tal retrocesso, o parecer do mesmo foi aprovado por 274 votos a favor, 184 contra e 02 abstenções.
Desde 1934 a sociedade brasileira testemunha, uma “guerra” entre ruralistas e ambientalistas pela existência e posição do Código Nacional Florestal. Nesse período, em um de seus artigos, dizia-se que as florestas consideradas em conjunto, constituíam bens de interesses comuns a todos os brasileiros. Desde ai, já se “via” claramente a preocupação do legislador com avanço indiscriminado da devastação de nossas florestas. Essa batalha pela mudança e aprovação de um código florestal que satisfaça a sociedade brasileira e contribua com os anseios dos ruralistas vem se estendendo até os dias atuais. Com o “antigo” código florestal nacional, se assim podemos dizer, cujo conteúdo foi tão criticado, e apesar de frequências no descumprimento de seus dispositivos, foi essencial para proteger a cobertura florística brasileira, do pouco do nos resta. Graças à ele, muito pouco teria restado da cobertura florestal natural do País, neste início do século XXI. Em verdade, pouca vegetação florestal teria restado até mesmo para possibilitar o atual debate! As discussões em torno da pretendida atualização do Código Florestal devem obrigatoriamente incorporar a dimensão da sustentabilidade ambiental do desenvolvimento sócio - econômico. Nesse sentido, os interesses das futuras gerações, e os seus (atuais) direitos positivados na forma de norma constitucional, não poderiam ser ignorados do debate contemporâneo.
Na sexta-feira, 27 de abril, durante o evento do Greenpeace, abordo do Rainbow Warrior (Guerreiro do Arco-Íris), assinaram o projeto de lei de iniciativa popular que pretende instituir o desmatamento zero no Brasil. Esse tipo de proposição é previsto na Constituição Federal e precisa juntar assinaturas de 1% do eleitorado nacional. Sendo assim, convido povo do Amapá a aderir à campanha ao desmatamento zero, possamos com isso repudiar as ações efetuadas por aqueles deputados que aprovaram o novo código florestal e conclamo toda a sociedade amapaense para juntos nos unirmos à luta “Veta Tudo Dilma”, deflagrada pelo comitê Brasil em defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável. A adesão à proposta pode ser feita em http://www.ligadasflorestas.com.br/
DEPUTADA CRISTIN*A ALMEIDA (PSB/AP)
Compromisso e participação
GABINETE
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO AMAPÁ
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO AMAPÁ
Assessoria de Comunicação*
Contatos
ascomcristinalmeida@gmail.com
Karina Leite - (96) 9152-1482
ascomcristinalmeida@gmail.com
Karina Leite - (96) 9152-1482
Coordenação de Comunicação
Assessores: Bianca Andrade e Roberto Santos