segunda-feira, 14 de maio de 2012

A Deputada Cristina Almeida, Valneide e Ministra Luiza Bairros discutem o fortalecimento da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial nos Estados.

A Secretária Nacional da Negritude Socialista Brasileira - Deputada Estadual Cristina Almeida (PSB-AP), participou, nesta segunda-feira, 5 de março, juntamente com Valneide Nascimentos dos Santos - Secretária Geral da NSB de uma audiência com a Ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, para tratar do Fortalecimento da política nacional de promoção da igualdade racial, dentro dos 6 estados governados pelo PSB – Piauí, Paraíba, Ceará, Amapá, Espírito Santo e Pernambuco. A agenda política aconteceu na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, em Brasília.

De acordo com a Secretária Nacional da Negritude Socialista Brasileira - Deputada Estadual Cristina Almeida, a NSB tem dialogado com os governadores socialistas no sentido de contribuir na formulação de políticas públicas, projetos e ações, que visem garantir à população negra a participação em condições de igualdade de oportunidade, na vida econômica, social, política e cultural do país. Na oportunidade, a deputada entregou o relatório com as ações mais importantes desenvolvidas, em 2011, pela Secretária Extraordinária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Estado do Amapá, além de solicitar, ao ministério, o apoio na aprovação de projetos.

A Secretária Geral da NSB - Valneide Nascimento dos Santos informou que a NSB está organizado em 19 estados e o presente documento que elaboraram nos dias 02.03 a 04.03, de forma objetiva e concreta, apresenta para o PSB, a sociedade brasileira e o movimento negro organizado, o compromisso na busca da prevenção e combate ao racismo, ao  preconceito, a discriminação racial,  de gênero, geracional e de opção sexual e as demais formas de intolerância em todos os níveis no âmbito nacional, bem como lutar pela redução das desigualdades nos aspectos educacional, econômico, social, político e cultural visando à garantia de ações concretas de inclusão e justiça social aos negros e negras socialistas.

Este ano a SEPPIR irá trabalhar com o modelo de políticas públicas sugerido no Estatuto da Igualdade Racial, que atuará como estimulador dividindo as responsabilidades com as esferas estaduais e municipais. Na ocasião, a Secretária Nacional da Negritude Socialista Brasileira declarou apoio para a criação de coordenadorias municipais. “Este ano realizamos uma videoconferência onde foi apresentado às coordenadorias e secretarias existentes várias possibilidades de capitação de recursos financeiros, para compra de equipamentos, estruturação. Temos a convicção de que sem o fortalecimento destes órgãos estaduais, não temos como fazer avançar o trabalho da SEPPIR”.

A Ministra Luiza Birros Irá verificar os estados que participaram da videoconferência para melhor responder a solicitação da Deputada Cristina Almeida, que visa contemplar os estados do (Amapá, Piaui, Paraíba, Ceará, Espírito Santo e Pernambuco) com recursos que serão destinados para fortalecimento das estruturas estaduais.

Atenciosamente,

Valneide

Nenhum comentário:

Postar um comentário